10 de abril de 2018

MEIO AMBIENTE


Saco verde volta a ser distribuído no fim do mês



As cooperativas recebem cerca de 200 toneladas mensais de reciclável por meio da coleta seletiva. A meta para 2018, com o retorno do saco verde, é de 350 toneladas por mês

Ação conjunta entre Prefeitura, Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) resultou no retorno da distribuição do saco verde, destinado ao Programa Cidade Limpa*. A previsão inicial é de que os sacos cheguem às residências, no máximo, até o fim de abril. A ideia é distribuí-los uma vez por mês, sempre em quatro unidades, com possibilidade de mais em caso de demanda. O edital previa a compra de 1,3 milhão de unidades por meio de pregão presencial, ao preço máximo de R$ 0,72. O custo efetivo será de R$ 0,58, o que representa economia de mais de 20%. O saco verde tem capacidade para 100 litros, dimensão de 75 por 105 centímetros e densidade de 10 micras. 

Em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (9), foram repassadas informações sobre a iniciativa, com a presença do prefeito Antídio Aleixo Lunelli, dos presidentes do Samae e da Fujama, Ademir Izido e Normando Zitta Junior, respectivamente. Representantes das empresas parceiras no serviço de coleta e destinação dos resíduos, Ambiental e Serrana, vereadores e integrantes das seis cooperativas credenciadas para receber o material reciclável também prestigiaram o relançamento do saco verde. O mascote Sacolix marcou presença.

De acordo com o presidente da Fujama, Normando Zitta Junior, a entrega dos sacos representa incentivo e deve incrementar o volume do material reciclado na cidade. “O presidente do Samae, Ademir Izidoro, destacou que, atualmente, 8% dos resíduos produzidos pela população jaraguaense estão sendo reciclados e que a meta é ultrapassar a marca histórica de 23,7%, chegando aos 25% de reaproveitamento. Já o prefeito Antídio Aleixo Lunelli lembrou que o retorno do saco verde só foi possível graças ao ajuste financeiro feito pela administração no primeiro ano de governo.

Informações sobre os horários da coleta seletiva, materiais que podem ser reaproveitados e outras reportagens sobre o Recicla Jaraguá estão disponíveis em 
https://goo.gl/hSYjJj 





Nenhum comentário:

Postar um comentário