9 de abril de 2018

Pessoas físicas ainda podem doar ao FIA até 3% de seu IR devido


Doação deve ser feita até o fim de abril, quando encerra prazo para declaração anual do Imposto de Renda

A secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, lembra que as pessoas físicas ainda podem doar ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) até 3% de seu Imposto de Renda devido, em suas declarações que encerram no fim de abril. Ela informa que a campanha de incentivo à doação ao FIA – que é realizada por meio de uma parceria com a Secretaria da Fazenda – segue junto às empresas (Weg, Duas Rodas, Malwee, Metalnox, Lunender e Real Vidros), ao Sindicato dos Contabilistas de Jaraguá do Sul e aos servidores municipais, com a entrega de 15 mil folhetos explicando como proceder e onde são aplicados esses recursos.

De acordo com o secretário da Fazenda, Márcio Erdmann, para doar ao FIA, basta informar o valor e escolher a opção de doações, Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, instância municipal (existe também a estadual e a federal). Se a declaração for feita em escritório de contabilidade, o contribuinte deve comunicar o contador que deseja fazer a doação ao FIA Municipal e estipular o valor (dentro do limite de até 3% do IR devido).

“Quando o contribuinte opta por destinar parte do imposto de renda para o FIA municipal ele direciona esse dinheiro para a cidade onde mora e ele é todo utilizado dentro do município. É uma forma direta e efetiva de investir seu imposto, de incentivar o desenvolvimento de crianças e adolescentes de Jaraguá”, explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Eli Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário