17 de abril de 2018

SAÚDE


Campanha de vacinação contra a gripe inicia na próxima semana

Começa na próxima segunda-feira (23) e segue até 1º de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o País. O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para 12 de maio, um sábado.
Em Corupá, o público-alvo da campanha chega a 4.570 pessoas e que compreende: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais (idosos), trabalhadores de saúde e professores, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde de Corupá Dayana Mahs de Freitas, as crianças menores de cinco anos de idade serão vacinadas apenas na Unidade Básica de Saúde – Sala de Vacina – localizada no posto do Centro (ESF 3), pois a dosagem da vacina e a técnica de aplicação é diferenciada.
Os pacientes acamados e deficientes físicos que não conseguem ir até o posto de saúde de origem para aplicação da vacina, bem como seus cuidadores, serão vacinados em casa pelo coordenador de Estratégia de Saúde da Família.
Data
A ideia do Ministério da Saúde era iniciar a campanha era o dia 16 de abril. Mas algumas dificuldades de fabricação e logística dificultaram a distribuição da vacina. Apesar do atraso, o Ministério aposta que a troca de datas não trará problemas, uma vez que a campanha se iniciará ainda no outono, antes de o inverno começar, quando o número de atingidos aumenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário