16 de maio de 2018

SAÚDE MENTAL


18 de maio é dia de Caminhada da Saúde Mental



Tema deste ano questiona novos rumos adotados pelo Ministério da Saúde

Com o tema “Resistir com arte”, a equipe da Saúde Mental de Jaraguá do Sul promove no dia 18 de maio, sexta-feira, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a 8ª edição da Caminhada da Saúde Mental de Jaraguá do Sul. Neste ano, o trajeto não será do Calçadão da Marechal, normalmente utilizado. Sairá do Terminal Urbano, passará pelas ruas Getúlio Vargas, Emílio Carlos Jourdan, Epitácio Pessoa, até o Ginásio Arthur Müller. Um dos motivos da mudança foi a cobertura oferecida pelo ginásio, em caso de chuva. 

O ambiente será mais fechado, mas estará aberto a todos os que quiserem participar. Desde as 10 horas, o Ginásio Arthur Müller estará aberto para apresentações e intervenções artísticas, rodas de conversa. também roda de música e parcerias que oferecerão distribuição de mudas (Fujama), testes rápidos (Saúde), cama elástica, pintura facial, embelezamento (Escola de Cabeleireiros Embelleze), auriculoterapia (terapeuta ocupacional Ana) e massagem terapêutica (Jangada).

A coordenadora dos serviços de Saúde Mental de Jaraguá do Sul, Denise Thum, explica que, apesar de haver lei que extingue os manicômios (Lei 10.216/2001, Lei da Reforma Psiquiátrica), a luta não pode parar nunca. “Tivemos no fim do ano passado uma portaria do Ministério da Saúde (3.588) que aumentou o número de leitos para internação de pacientes psiquiátricos o que, ao nosso ver, é um retrocesso. Precisamos lutar para que esses pacientes tenham o máximo de convívio social, criação de vínculos, oficinas terapêuticas e o mínimo de internações possível, só em casos realmente necessários e pelo mínimo tempo necessário”, explica Denise. 

Atualmente os três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Jaraguá do Sul contam com 45 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, médicos psiquiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, arteterapeuta e fonoaudióloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário